segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mediunidade na Bíblia





Realizada pelo site www.irc-espiritismo .org.br




Mesmo proibida, pois geralmente era praticada com fins inferiores, a co­municação mediúnica é um fato bíblico. Dentre vários outros, a comunica­ção com os chamados "mortos" é um dos princípios básicos do espiritismo, inclusive, podemos dizer que é um dos fundamentais, pois foi de onde surgiu todo o seu arcabouço doutrinário.




MEDIUNIDADE NA BÍBLIA




Primeiramente, selecionei alguns trechos com relação à sobrevivência do espírito, pois ela é a peça fundamental nas comunicações. Leiamos: - Quanto a você [Abraão], irá reu­nir-se em paz com seus antepassados e será sepultado após uma velhice feliz. (Gênesis.15,15) .




- Quando Jacó acabou de dar ins­tru­ções aos filhos, recolheu os pés na cama, expirou e se reuniu com seus ante­pa­ssados. (Gênesis 49,33). - Eu digo a vocês: muitos virão do Ori­ente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abra­ão, Isaac e Jacó. (Mateus 8,11).




- E, quanto à ressurreição, será que não leram o que Deus disse a vocês: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isa­ac e o Deus de Jacó"? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas dos vivos. (Mateus 22,31-32).




Vejamos mais algumas passagens: - Quando entrares na terra que o Se­nhor teu Deus te der, não apreen­derás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua fi­lha, nem adivinhador, nem prog­nosticador, nem agoureiro, nem fei­­ti­ceiro; nem en­can­tador, nem necro­man­te, nem mágico, nem quem consulte os mor­tos; pois todo aquele que faz tal cousa é abo­minação ao Senhor; e por tais abominações o Senhor teu Deus os lan­ça de diante de ti. Per­fei­to serás para com o Senhor teu Deus. Porque estas na­ções, que hás de pos­suir, ouvem os prognos­ti­cadores e os adi­vi­nhadores; porém a ti o Senhor teu Deus não per­mitiu tal cousa.
(Deute­ronômio 18,9-14).




Moisés não era totalmente contra o profetismo (mediunismo) , apenas era contrário ao uso indevido que davam a essa faculdade. Podemos, inclusive, vê-lo aprovando a forma com que dois homens a faziam, conforme a seguinte narrativa em Números 11, 24-30:




- Moisés saiu e disse ao povo as palavras de Iahweh. Em seguida reuniu setenta anciãos dentre o povo e os colocou ao redor da Tenda. Iahweh des­ceu na Nuvem. Falou-lhe e tomou do Es­pírito que repousava sobre ele e o colocou nos setenta anciães. Quando o Espírito repousou sobre eles, profeti­zaram; porém, nunca mais o fizeram. - Dois homens haviam permanecido no acampa­mento: um deles se chamava Eldad e o outro Medad. O Espírito re­pou­sou sobre eles; ainda que não tivessem vindo à Tenda, estavam entre os ins­critos. Puseram-se a profetizar no acampa­men­to. Um jovem correu e foi anunciar a Moisés: "Eis que Eldad e Medad", disse ele, "estão profetizando no acampamento" .




Josué, filho de Nun, que desde a sua infância servia a Moi­sés, tomou a palavra e disse: "Moisés, meu senhor, proíbe-os!" Respon­deu-lhe Moisés: "Estás ciumento por minha causa? Oxalá todo o povo de Iahweh fosse profeta, dan­do-lhe Iahweh o seu Espírito!" A seguir Moisés volt­ou ao acampamento e com ele os anciãos de Israel. Outro ponto importante que con­vém ressaltar é a respeito da palavra espírito, que aparece inú­meras vezes na Bíblia. Mas afinal o que é espírito?




Hoje sabemos que os espíritos são as almas dos homens que foram desligadas do corpo físico pelo fenômeno da morte. Assim, podemos perfeitamen­te aceitar que, exceto quando atribuem essa pala­vra ao próprio Deus, todas as outras estão incluí­das nessa categoria.




JESUS E AS COMUNICAÇÕES




Veremos agora a mais notável de todas as manifestações de espíritos que podemos encontrar na Bíblia, pois ela acontece com o próprio Cristo. Leiamos: - Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se quiseres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias."




Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz." Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantem-se, e não tenham medo." Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos" (Mateus 17,1-9).




Podemos ainda ressaltar que, de­pois desse episódio, Jesus não proibiu a comunicação com os mortos. Apenas disse aos discípulos para não que contassem a ninguém sobre aquela "sessão espírita", até que acontecesse a sua "ressurreição" . E se ele mesmo disse: "tudo que eu fiz vós podeis fazer e até mais" (João, 14,12). Quem já teve a oportunidade de ler a Bíblia, pelo menos uma vez, percebe que ela está recheada de narrativas com aparições de anjos.




Na ocasião da ressurreição de Jesus, algumas delas nos dão conta do aparecimento, junto ao sepulcro, de "anjos vestidos de branco" (João 20,12; Mateus 28,2), enquanto que outras nos dizem ser "homens vestidos de branco" (Lucas 24,4; Marcos 16,5). Podemos concluir que realmente a comunicação com os mortos está presente na Bíblia, por mais que se esforcem em querer tirar dela esse fato. Notas: (Extraído da Revista Cristã de Espiritismo nº 29, páginas 12-17) . Livremente editado por Alexandre Cumino para o Jornal de Umbanda Sagrada, Setembro de 2008



OUTRAS CONSIDERAÇÕES

O termo profeta é derivado do grego prophétes que significa alguém que fala diante dos outros, no idioma hebraico o termo têm um significado mais amplo: aquele que anuncia. Em inúmeras passagens Bíblicas os profetas dialogam com anjos, ou os vêem. Anjo no idioma hebraico tem o sentido de mensageiro.
Então vemos que os profetas viam ou ouviam os mensageiros de Deus. Isso, em linguagem contemporânea traduz-se por: médiuns que vêem ou ouvem Espíritos. Espíritos esses que, muitas vezes, são realmente mensageiros da Luz Divina, outras vezes não. São responsáveis pela transmissão, para o mundo físico, dos ensinamentos Divinos necessários à redenção da alma humana.
Na Bíblia encontramos documentados vários tipos de mediunidade, citaremos apenas alguns exemplos como ilustração. Mediunidade de audiência, Noé, Gênesis 6,13; mediunidade de clariaudiência, Abrahão, Gênesis 12; mediunidade de vidência e audiência, Agar, Gênesis 16, 7-12; mediunidade e materialização, Abrahão, Gênesis 18,1-3 e Jacob 32, 23-33; mediunidade onírica, Jacob, Gênesis 28,10-19; mediunidade de efeito físico (voz direta), Êxodo 3, 1-22.
Existe uma corrente de pensamento no meio cristão tradicional que defende a tese de que Moisés teria condenado a mediunidade ou os médiuns. Teria ainda condenado a comunicação com os Espíritos. Isso não é o que efetivamente encontramos no texto bíblico.
Moisés saiu e disse ao povo as palavras de Iahweh. Em seguida reuniu setenta anciãos dentre o povo e os colocou ao redor da Tenda. Iahweh desceu na Nuvem. Falou-lhe e tomou do Espírito que repousava sobre ele e o colocou nos setenta anciãos.Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; porém, nunca mais o fizeram.Dois homens haviam permanecido no acampamento:um deles se chamava Eldad e o outro Medad.
O Espírito repousou sobre eles; ainda que não tivessem vindo à Tenda, estavam entre os inscritos. Puseram-se a profetizar no acampamento. Um jovem correu e foi anunciar a Moisés: “Eis que Eldad e Medad”, disse ele, “estão profetizando no acampamento”.
Josué, filho de Nun, que desde a sua infância servia a Moisés, tomou a palavra e disse: “Moisés, meu senhor, proíbe-os!” Respondeu-lhe Moisés:“Estás ciumento por minha causa? Oxalá todo o povo de Iahweh fosse profeta, dando-lhe Iahweh o seu Espírito!” A seguir Moisés voltou ao acampamento e com ele os anciãos de Israel.Números 11, 24-30
Observem ainda a história bíblica abaixo transcrita:Samuel tinha morrido. Todo o Israel participara dos funerais, e o enterraram em Ramá, sua cidade. De outro lado, Saul tinha expulsado do país os necromantes e adivinhos. Os filisteus se concentraram e acamparam em Sunam. Saul reuniu todo o Israel e acamparam em Gelboé. Quando viu o acampamento dos filisteus, Saul teve medo e começou a tremer.
Consultou a Javé, porém Javé não lhe respondeu, nem por sonhos, nem pela sorte, nem pelos profetas. Então Saul disse a seus servos: "Procurem uma necromante, para que eu faça uma consulta".
Os servos responderam: "Há uma necromante em Endor". Saul se disfarçou, vestiu roupa de outro, e à noite, acompanhado de dois homens, foi encontrar-se com a mulher. Saul disse a ela: "Quero que você me adivinhe o futuro, evocando os mortos.Faça aparecer a pessoa que eu lhe disser”.
A mulher, porém, respondeu: "Você sabe o que fez Saul, expulsando do país os necromantes e adivinhos.Por que está armando uma cilada, para eu ser morta?" Então Saul jurou por Javé:"Pela vida de Javé, nenhum mal vai lhe acontecer por causa disso". A mulher perguntou:"Quem você quer que eu chame?" Saul respondeu: "Chame Samuel”.Quando a mulher viu Samuel aparecer, deu um grito e falou para Saul:"Por que você me enganou? Você é Saul!"
O rei a tranqüilizou: "Não tenha medo. O que você está vendo?" A mulher respondeu:"Vejo um espírito subindo da terra". Saul perguntou: "Qual é a aparência dele?" A mulher respondeu:"É a de um ancião que sobe, vestido com um manto". Então Saul compreendeu que era Samuel, e se prostrou com o rosto por terra. Samuel perguntou a Saul: "Por que você me chamou, perturbando o meu descanso?" Saul respondeu: "É que estou em situação desesperadora:os filisteus estão guerreando contra mim. Deus se afastou de mim e não me responde mais, nem pelos profetas, nem por sonhos. Por isso, eu vim chamar você, para que me diga o que devo fazer”.Samuel respondeu: "Por que você veio me consultar, se Javé se afastou de você e se tornou seu inimigo?Javé fez com você o que já lhe foi anunciado por mim: tirou de você a realeza e a entregou para Davi. Porque você não obedeceu a Javé e não executou o ardor da ira dele contra Amalec. É por isso que Javé hoje trata você desse modo. E Javé vai entregar aos filisteus tanto você, como seu povo Israel. Amanhã mesmo, você e seus filhos estarão comigo, e o acampamento de Israel também: Javé o entregará nas mãos dos filisteus”.I Samuel 28,7-17
Alegam os mesmos cristãos tradicionais que o senhor determinou que Saul fosse morto por ter consultado a pitonisa. Não é o que o texto claramente afirma.
Neste texto o Espírito de Samuel deixa claro que Saul foi morto por não ter obedecido a ordem divina de executar Amalec. Eclesiástico é um dos livros que não foram aceitos pelos reformistas, por isso consta apenas das Bíblias católicas. Neste livro, no capítulo 46, versículo 23, encontramos a confirmação de que efetivamente Samuel se manifestou naquela oportunidade, como Espírito, vindo das “profundezas da terra”. O texto bíblico vai além disso, ele comprova e ressalta a importância do fato que a predição do Espírito Samuel foi cumprida. Mesmo Depois de morrer Samuel profetizou, anunciou ao rei o seu fim;Do seio da terra ele elevou a sua voz para profetizar,para apagar a iniqüidade do povo. Eclesiástico 46,23
Outras traduções assim traduzem o mesmo versículo: Depois disso, adormeceu e apareceu ao rei,e lhe mostrou seu fim (próximo); levantou a sua voz do seio da terra para profetizar a destruição da impiedade do povo. Eclesiástico 46,23.
Nesta época os hebreus criam que os espíritos habitavam as profundezas da terra, o sheol, que algumas vezes foi traduzido como inferno, por isso usavam a expressão: fazer subir. O rigor e a disciplina exigidos de um médium, para que este seja capaz de manter-se em sintonia com as esferas superiores, permanentemente ocupadas com o exercício do bem, foram bem exemplificados pelo Mestre Jesus.
Especialmente, no episódio da transfiguração, quando ele recebeu apoio e orientação dos Espíritos de Elias e Moisés. O recolhimento, o respeito e a prece foram os recursos usados pelo mestre para contatar os profetas já desencarnados. Seis dias depois,Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João,e os levou a um lugar à parte,sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles:o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias,conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra, e disse a Jesus: "Senhor, é bom ficarmos aqui.Se quiseres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti,outra para Moisés, e outra para Elias." Pedro ainda estava falando,quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada.Escutem o que ele diz." Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados, e caíram com o rosto por terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse:"Levantem-se, e não tenham medo." Os discípulos ergueram os olhos, e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou-lhes:"Não contem a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos". Mateus 17,1-9
Outro trecho que é impressionante pela clareza com que se refere á mediunidade é o alerta de João, em sua primeira Epístola, trata-se de uma advertência extremamente importante e atual. Amados, não creiais a todo Espírito,mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.João, I Epístola 4,1
Muitos outros exemplos de mediunidade profética e de cura são encontrados tanto no Novo quanto no Velho Testamento. Entre os ensinamentos de cristo encontramos o estímulo para a prática responsável e caridosa da mediunidade.
O livro, “Atos dos Apóstolos” que relata a história do Cristianismo primitivo, têm inúmeras passagens referentes aos fenômenos mediúnicos, a mais clara e espetacular delas relata o dia de Pentecostes. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo,as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos dos apóstolos 1,3-4.
No capítulo 6 de Atos dos Apóstolos, versículo 8, Estevão é descrito como cheio de fé e poder. E por isso, fazia prodígios diante do povo. A libertação de Pedro da prisão é organizada por um Anjo do Senhor que nada mais é que um espírito superior materializado. Ele o conduz pelos obstáculos e pelos guardas sem que haja qualquer dificuldade. Chega a libertá-lo das correntes que o prendiam. A clareza deste trecho é emocionante. E eis que sobreveio o anjo do Senhor,e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo:Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.Atos dos Apóstolos12, 7
Como nosso tempo é curto somos obrigados a encerrar esse estudo. A análise de outros trechos das escrituras seria muito engrandecedora, pois reforçaria os exemplos citados neste breve resumo e nos faria admirar ainda mais a sabedoria e as revelações contidas em relatos tão antigos. Podemos concluir que só não admitem como mediunidade os fenômenos descritos acima, aqueles que se recusam a aceitar que um vocábulo novo pode ter um significado mais preciso para descrição de um fato ou objeto. Esse novo vocábulo, criado por Allan Kardec, descreve perfeitamente o que aconteceu nos tempos bíblicos e o que continua acontecendo.
As revelações não foram suspensas. A misericórdia Divina continua existindo e nos confortando através das mensagens que chegam do além, por intermédio dos profetas modernos, os médiuns. O conhecimento atual permite que desmistifiquemos o papel desses intermediários e que os vejamos como são realmente. Humanos, falíveis, dotados de um dom que pode ser usado adequadamente ou pode ser desperdiçado no exercício da leviandade. Assim, não corremos o risco de nos iludirmos com falsas mensagens. As mensagens de origem Divina são sempre brandas, úteis e benéficas. A razão é o instrumento a ser usado nessa crítica. Giselle Fachetti Machado.



Desde que os Espíritos alcançaram condição para prosseguir na sua caminhada evolutiva, através das múltiplas reencarnações, na espécie humana, o homem há recebido, pela intuição ou por outros meios que lhe facultam os sentidos, comunicações do plano espiritual.



Quando manuseamos a Bíblia, livro considerado sagrado pelas religiões cristãs, encontramos nela expressos inúmeros fenômenos mediúnicos, fenômenos esses classificados, hoje, nas mais variadas categorias.



1 - Voz direta



Este fenômeno encontramos relatado em Êxodo, 20:18, que diz: "Todo o povo, porém, ouvia as vozes e via os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando: e amedrontado e abalado com o pavor parou longe."



Em Apocalipse, 1:10, lemos: "Eu fui arrebatado em espírito um dia de domingo, e ouvi por detrás de mim uma grande voz como de trombeta"...



2 - Materialização



A luta de Jacob com um Espirito é um fenômeno típico de materialização, pois esta só poderia realizar-se na condição do relato bíblico, se o Espírito contendor se encontrasse materializado (Gen. 32:24).



3 - Pneumatografia ou escrita direta



Por ocasião em que se realizava um banquete oferecido pelo rei Balthazar, ao qual compareceram mais de mil pessoas da corte, no momento em que bebiam vinho e louvavam os deuses, apareceram dedos que escreviam de fronte do candieiro, na superfície da parede da sala do rei, o qual via os movimentos da mão que escrevia (Daniel, 5:5).



4 - Transporte



O profeta Elias alimentou-se, graças a um anjo que lhe depositava, ao lado, pão cozido debaixo de cinza (Reis III, 19:5,6).



5 - Levitação



Em Ezequiel, 3:14, lemos o seguinte: "Também o Espírito me levantou e me levou consigo; e eu me fui cheio de amargura, na indignação do meu Espírito; porém a mão do Senhor estava comigo, confortando-me."



Felipe é levado, também, pelo Espírito do Senhor, após receber o batismo (Atos, 5: 39).
Estes fatos enquadram-se, perfeitamente, na classe dos fenômenos de levitação e transporte, obtidos, no século passado, pelo notável médium Daniel D. Home e outros.



6 - Transe



No cap. 15:12 e 13, do Gênese, encontramos o seguinte fato: "Ao pôr do sol, vem um profundo sono sobre Abrahão, e um horror grande e tenebroso o acometeu, e lhe foi dito: saiba desde agora que tua posteridade será peregrina numa terra estrangeira, e será reduzida à escravidão, e aflita por quatrocentos anos."



Daniel também cai em transe e tem visão (Daniel 8:18).



Saulo, a caminho de Damasco, cai em transe e ouve a voz do Senhor (Atos, 9:3 e seguintes).



7 - Mediunidade auditiva



Moisés, no monte Sinai, ouve a voz dos Espíritos, julgando ser a do próprio Deus. (Êxodo, 19:29,20).



Jesus, por ocasião do batismo no rio Jordão, ouve uma voz que lhe diz:"Tu és aquele meu filho especialmente amado; em ti é que tenho posto toda a minha complacência."



Em João, 12:28, lemos: "Pai glorifica o teu nome. Então veio esta voz do céu – "Eu não só o tenho já glorificado, mas ainda segunda vez o glorificarei."



Todos esses fatos comprovam a mediunidade auditiva, tão comum em nossos dias.



8 - Mediunidade curadora



Ao tempo do Cristo, a mediunidade curadora disseminou-se por entre os discípulos, que produziam curas, algumas, pela imposição das próprias mãos, outras, através de objetos magnetizados.



Em Atos, 19:11 e 12, encontramos o relato de que lenços e aventais pertencentes a Paulo eram aplicados aos doentes e possessos, e, graças a ação magnética desses objetos, ficavam curados.
As curas à distância também foram realizadas. O criado do Centurião de Cafarnaum e o filho de um régulo foram curados (Mateus, 8:5,13; e João, 4:47, 54).



Jesus recomendara, quando esteve entre nós, que curássemos. Dizia ele:



"Curai os enfermos, expulsai os maus Espíritos, dai de graça o que de graça recebestes."



(Mateus, 10:8, Lucas 9,2 e 10:9).



É em cumprimento desse preceito que o Espiritismo, além de ser uma obra de educação, procura dar atendimento aos enfermos do corpo e da alma, com a ajuda dos abnegados irmãos espirituais, que se servem dos médiuns passistas, receitistas, doutrinadores e de todos os que, de boa vontade, trabalham em prol da construção de um mundo melhor.



9 - Outras formas de mediunidade



Encontramos, ainda, na Bíblia, Saul consultando o Espírito de Samuel, na gruta de Endor.



Moisés conduzia o povo hebreu, no deserto, acompanhado por uma labareda que seguia à sua frente.



Jeremias o profeta da paz era médium de incorporação. Quando o Espírito o tomava, pregava contra a guerra aos exércitos de Nabucodonosor.



É interessante notar que as práticas mediúnicas, daquele tempo, eram semelhantes às de nossos dias. Para a formação do ambiente, alguns profetas (médiuns) exigiam a música. Assim o profeta Eliseu, para profetizar, reclamava um bom harpista. David afasta os Espíritos obsessores de Saul, tangendo sua harpa.



Podíamos citar ainda muitos outros fatos, que se acham registrados no antigo Testamento, os quais provam, de sobejo, que os fenômenos mediúnicos sempre ocorreram, desde a mais remota antigüidade, mas não é necessário; estes já bastam para provar que a Bíblia é um repositório de mediunismo.



A vontade dos guias era, naquele tempo, transmitida ao povo através dos profetas videntes, audientes e inspirados, que vieram à Terra na qualidade de missionários do Cristo.



http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/abc/cap03.html

Nenhum comentário: